Cuidados com a pele e barriga pós-parto

Podemos falar por todas as mamãs quando dizemos que a maternidade é algo único, mas o que acontece depois de dar à luz?

É nesta altura que pode surgir a chamada barriga pós-parto, traduzindo-se em flacidez, estrias e outras mudanças.
O teu corpo vai mudar, e está tudo bem! É natural sentir as mudanças no corpo, no entanto cada mulher é única e por isso as mudanças diferem dependendo de vários fatores.
Neste período do pós-parto em que “dúvidas” é a palavra de ordem, vamos ajudar-te a cuidar da tua pele e barriga pós parto. 

Flacidez e estrias

Após o parto a pele tende a ficar flácida, a melhor forma de combater a flacidez é adotar alguns cuidados para enrijecer a pele e deixar-la hidratada e saudável.
A escolha dos cremes que aplicas na tua pele é importante. Estes devem conferir uma hidratação profunda da pele e serem compatíveis com a amamentação. Aplica sempre após o banho, com movimentos delicados no corpo e seios. 
Voltar a praticar exercício é importante mas apenas quando o teu médico garantir que está tudo bem e que o podes fazer. Podes começar com somente exercícios leves como caminhadas, por exemplo.


Cicatriz de cesariana

Segundo os especialistas da CUF, a cesariana é uma cirurgia abdominal e é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona. A incisão interna uterina cicatriza habitualmente em seis semanas e a sutura da pele numa semana.  
Para garantir a cicatrização e firmeza da pele, é importante massajar a área da sutura com um creme cicatrizante, depois de retirar os pontos.
Para além da utilização de creme cicatrizante, os especialistas sugerem também não se faça esforços e que se mantenha uma postura ligeiramente curvada nos primeiros dias, se proporcionar conforto, evitando assim tensão da pele.


"Barriga de avental"

A conhecida "barriga de avental" ou barriga descaída, surge devido ao excesso de pele na zona abdominal. De acordo com Mariana Rosa, especialista em Saúde da Mulher, a "barriga de avental é mais frequente quando existe uma cicatriz abdominal, como por exemplo, a cesariana.
Segundo a especialista, a fisioterapia pode ajudar a ter maior consciência da ativação desta musculatura, contribuindo para uma melhor postura e aumento da tensão na parede abdominal, libertando as cicatrizes.

Nesta fase é normal que ainda te estejas a adaptar a esta nova realidade que é a maternidade. Cuidar de ti e da tua pele é importante, mesmo nos dias mais atarefados não te esqueças de ti!

As perguntas que deve fazer 6 semanas após o parto
3 exercícios de respiração pós-parto para reencontrar a tranquilidade
Dicas para minimizar as varizes no Pós-Parto