Conchas de amamentação - pós parto

O que é uma concha de amamentação? 

A concha de amamentação é um utensílio muito prático para as recém-mamãs. Quando chega o momento de dar de mamar, há muitas dúvidas que surgem para as mães de primeira viagem. Já lhe aconteceu ter o seu peito a produzir uma quantidade abundante de leite, e não conseguir evitar que o mesmo tinja a roupa apenas com a proteção de discos de amamentação? É nestas situações que pode recorrer a uma concha de amamentação.

Como colocar uma concha de amamentação? 

É simples. Este utensílio deve ser colocado no peito, e pode vestir um sutiã confortável por cima. Ao contrário dos discos de algodão utilizados por muitas mamãs, as conchas têm um material de silicone que confere uma proteção diferente ao mamilo.

As conchas servem não só para evitar que o leite saia para fora, mas também para proteger o mamilo da mãe que pode estar dorido ou apresentar algumas fissuras da amamentação.

porque usar concha de amamentação

 

Quais são os benefícios da utilização de conchas para amamentação?

É bom usar concha de amamentação? A resposta a esta pergunta é subjetiva, pois depende da pessoa e das suas preferências. Algumas mamãs preferem utilizar discos, e outras optam por conchas. No entanto, a concha apresenta alguns benefícios que passamos a explicar:

  • Ajuda a colocar o mamilo na posição correta - a forma e o tamanho do mamilo variam consoante a mulher. Caso a mãe tenha os mamilos invertidos, a concha de amamentação ajuda a encontrar a posição adequada para que possa relaxar e segurar o bebé com maior facilidade também;
  • Acumula leite no reservatório da concha - para evitar molhar a sua roupa com leite materno, pode utilizar uma concha para que o leite acumulado fique naquele espaço, sem sair para fora;
  • Evita feridas e acelera a cicatrização do peito - a concha mantém o leite materno afastado do mamilo, protegendo-o e evitando assim a formação de possíveis feridas;
  • Concedem conforto e segurança - o material de silicone é forte e resistente, conferindo proteção ao peito da mãe e oferecendo conforto durante o dia.

Como esterilizar conchas de amamentação?

Não sabe como higienizar a concha de amamentação? Vamos explicar. É muito importante esterilizar a concha, para manter a sua higiene e segurança. Para tal, utilize um recipiente e coloque as conchas dentro de água. Deixe ferver durante dez a quinze minutos e, posteriormente, retire as conchas do recipiente e deixe-as secar sozinhas, sem tentar esfregá-las com uma toalha ou outro tecido.

Deve higienizar a concha de amamentação diariamente. E lembre-se: nunca dê o leite que fica armazenado na concha ao seu bebé, pois existe risco de contaminação.

Existem contraindicações para utilizar conchas de amamentação?

Há algum motivo para não usar concha de amamentação? Tal como acontece com qualquer outro produto, as conchas devem ser devidamente cuidadas, ou podem apresentar problemas. Para além da higienização, deve estar atenta a alguns sinais.

O material de silicone da concha é transparente e por isso é fácil ver o seu conteúdo. Deve manter-se alerta para o aspeto do leite que está armazenado dentro do utensílio, pois devido ao calor e humidade, pode criar fungos nos seus mamilos e gerar desconforto.

Note também como sente o seu peito com a pressão da concha. Caso sinta desconforto e dor, fale com o seu médico para se certificar de que não está a desenvolver mastite. Esta é uma condição em que o seu peito fica mais duro, avermelhado e dorido.

Para prevenir mastite, deve:

  • Cuidar dos mamilos gretados o quanto antes;
  • Evitar fazer demasiada pressão no peito com os dedos, quando está a dar de mamar;
  • Evitar a utilização de peças de roupa que causem demasiada pressão no peito.

Concluindo, a utilização de conchas de amamentação é perfeitamente segura, desde que seja feita com os devidos cuidados!
 

Fonte: