Truques para reduzir os incómodos após o parto

Com o nascimento do seu filho chegam vários incómodos que podem ser facilmente evitados ou reduzidos. Seguem-se alguns truques para diminuir algumas das sensações mais chatas nesta fase.

Parar as cãibras irritantes

Pode vir a ter cãibras nos músculos das pernas após o parto. A melhor forma de fazer com que este incómodo passe depressa é sentar-se no chão com as pernas esticadas e apoiar os pés numa parede. Depois é só "empurrar" a parede com força até deixar de sentir as cãibras.

Amamentar corretamente para não ter dores de costas

As dores de costas são, muitas vezes, provocadas por uma má postura ao amamentar o seu bebé. Uma boa postura garante, também, que o seu filho se alimenta melhor e que as gretas no peito são evitadas.

Uma forma de saber que está mal posicionada é verificar se sente dores nos mamilos ou se o seu filho mama com muita força, regurgita em excesso e não larga o peito. Observe também se acontece alguma das seguintes situações:

  • O seu filho tem a barriga para cima e precisa de rodar a cabeça para se alimentar;
  • O bebé não chega bem ao peito, agarrando só a ponta;
  • O seu peito está muito baixo, o seu filho não consegue apertar a mama e tenta mamar com muita força.

Se se reviu nalguma destas situações pode corrigi-las ao mudar de postura. Retire o bebé com um dedo entre a boca e o peito para parar a sucção e mude para uma destas quatro posições:

  • Sente-se contra um encosto, de costas bem erguidas, e coloque o seu filho sobre uma almofada à altura do seu peito, virado na sua direção;
  • Coloque o mamilo perto do lábio superior do bebé para que este possa abrir bem a boca e ficar com espaço para pôr a língua debaixo do peito;
  • Coloque o bebé de modo a que fique com as bochechas, queixo e nariz a tocar no peito;
  • Para esvaziar o peito, coloque o seu filho sobre uma almofada de barriga para cima, para que as pernas dele fiquem paralelas ao seu corpo.

Melhor digestão equivale a menos azia

A azia após o parto acontece porque o útero pressiona o estômago, levando a que pequenas quantidades de comida e ácido gástrico subam até ao esófago. Uma boa forma de evitar este incómodo é comer pouco de cada vez, aumentando o número de refeições. Evite, também, deitar-se logo após comer e durma inclinada ou dê um pequeno passeio para ajudar a digestão. Se ainda assim sentir alguma azia, existem medicamentos que podem ajudar, fale com o seu profissional de saúde. 

Mais descanso, menos ansiedade

É normal que, nos primeiros dias após o parto, sinta ansiedade, vontade de chorar e pouca calma. Não há qualquer problema com estes sentimentos. O primeiro passo para deixar de se sentir assim é precisamente descansar muito. Aproveite até para receber umas massagens, porque estas reduzem a frequência cardíaca, diminuem a pressão sanguínea e reduzem a tendência para dores de cabeça e irritabilidade. Se fizer algumas sessões de massagens com o seu bebé, ele também irá ganhar peso mais rapidamente. O importante é descansar para se sentir melhor. 

Reduza as olheiras e sinta-se mais elegante

As olheiras podem ter muitas causas, entre elas o excesso de pigmentação, a má circulação, pequenos hematomas, falta de sono, stress, doença e fadiga. Para se sentir bem consigo mesma e reduzir as olheiras, pode usar cremes e géis com extratos de plantas (por exemplo: pepino ou mentol) e hidratantes. Para além disso, se usa maquilhagem, evite o uso de sombras rosas ou muito escuras, de lápis ou eyeliner nas pálpebras inferiores. Ao fazer estes pequenos truques vai sentir-se mais elegante.

Hábitos saudáveis que previnem outros incómodos

Para prevenir outras situações incómodas, pode criar hábitos saudáveis que devem ser seguidos antes, durante e após a gravidez:

  • Passar água fria dos tornozelos às nádegas diariamente para estimular a circulação;
  • Beber dois litros e meio de água por dia e evitar bebidas que tenham gás;
  • Passar o menos tempo possível sentada;
  • Aplicar cremes hidratantes;
  • Fazer pequenos exercícios, como por exemplo: contrair os glúteos ao andar e ao sentar-se; caminhar, fazendo grandes passos laterais e alternando a direção, ou andar para trás, contraindo o glúteo do passo que dá atrás.

Ao seguir estas dicas, terá um pós-parto muito mais agradável para poder estar mais feliz a cuidar do seu bebé.