Tempo para dormir na maternidade: dicas | Décimo Mês

Tempo para dormir: onde anda ele?

Ninguém fala dos primeiros meses de maternidade sem referir as poucas horas de sono que a esperam - e este artigo não serve para dizer que não é bem assim - no entanto, existem algumas dicas que pode seguir para tentar adicionar uns minutos de descanso ao seu registo.

Comece por tentar alinhar os seus sonos com os ciclos do bebé. Embora o nosso primeiro instinto passe por tratar das coisas que ficaram por fazer enquanto cuidava dele, a verdade é que a maioria das tarefas pode esperar. Mais importante do que arrumar a casa, nesta altura, é descansar. Ponha o telemóvel no silêncio e tente dormir sempre que o seu bebé estiver a dormir. Desta forma, mesmo que não consiga ter uma noite inteira de sono, sempre é possível compensar parte desse desajuste com algumas sestas durante o dia.

É também importante que evite dormir com o bebé. É natural que queira deitar-se com a criança, seja para a mimar ou confortar, mas coloque-a no berço assim que adormecer e desfrute do seu espaço para descansar. O sono não é apenas uma questão de horas, mas também de conforto.

Image

É também por estas razões que deve tentar organizar-se com o seu parceiro, para que as responsabilidades com o mais novo sejam divididas e ambos consigam dormir em condições durante algumas horas. E quando o corpo estiver a gritar por mais tempo de cama, não se culpe por rejeitar alguns convites. Haverá alturas em que escolher entre a vida social e o descanso será bem mais óbvio do que pensa.

Por último, e bem mais difícil de pôr em prática do que as estratégias anteriores, é não ceder aos primeiros choros do bebé. Se a criança estiver segura, saciada e confortável, tente resistir. Nem sempre o choro tem de ser acudido. Espere alguns minutos e acorra apenas se o este perdurar após esse tempo. Reconforte o seu bebé e regresse ao sono assim que ele voltar a adormecer.

Note que a falta de sono pode levá-la a adormecer facilmente, mas se esse não for o caso, é também importante que mantenha um ambiente relaxante no quarto. Mantenha-o escuro e fresco. Não use o telefone na cama, evite consumir cafeína e tente exercitar-se tanto quanto possível. Leia até que os olhos fiquem pesados.

Tudo isto vai ajudá-la a cair no sono mais rapidamente.

Referências:

https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/new-parents-tips-for-quality-rest

https://www.parents.com/baby/new-parent/sleep-deprivation/how-to-get-sleep/

https://www.seleni.org/advice-support/2018/3/15/getting-sleep-when-youre-a-new-parent