Tem dúvidas sobre o umbigo do seu bebé?

Para as mamãs de primeira viagem, existem várias etapas do desenvolvimento do bebé que levantam dúvidas e inquietações. A queda do cordão umbilical e os cuidados a ter com o umbigo do bebé representam uma delas.

Quando o bebé nasce, o cordão umbilical é cortado, permanecendo apenas um pedacinho agarrado ao corpo, denominado coto umbilical. Este coto cria uma secreção e deita líquido até secar na sua totalidade, acabando eventualmente por cair. No entanto, enquanto não cai, surgem preocupações: como limpar o umbigo do bebé? É normal o umbigo do bebé sangrar? Porque é que o umbigo do bebé fica preto?

Vamos responder a estas questões neste artigo e ajudá-la a saber como cuidar do umbigo do bebé. 

 

Umbigo do bebé: dúvidas e cuidados a ter

A primeira dúvida que muitas mães têm é se o umbigo do bebé dói. A resposta é não! O bebé pode queixar-se durante a rotina de higiene por sentir a temperatura do produto que está a utilizar para limpar, ou por sentir as suas mãos frias. Porém, não existem terminações nervosas nessa zona, pelo que é completamente indolor.

Indicamos alguns cuidados que deve ter enquanto o coto umbilical não cair:

  • Ao colocar a fralda no seu bebé, certifique-se de que o coto umbilical fica por fora da fralda;
  • Higienize o coto umbilical e a mola que foi colocada por cima com álcool a 70 graus ou utilize soro e um cotonete para limpar levemente;
  • Ao limpar o coto umbilical, faça movimentos da base para o topo;
  • O coto umbilical deve permanecer sempre seco;
  • Após a queda do coto umbilical, pode colocar uma compressa seca na zona para proteger.

E quando cai o coto umbilical do umbigo do bebé? Normalmente cai sete a quinze dias após o parto. Pode acontecer o umbigo do bebé sangrar depois de cair. Caso esteja a questionar-se se será normal, a resposta é positiva. Em alguns casos o coto umbilical pode ter algum sangramento. Deve fazer a limpeza como referida acima e manter a zona seca. No entanto, esteja atenta à quantidade de sangue, pois caso o sangramento seja excessivo, deve entrar em contacto com um profissional de saúde para que possa indicar-lhe o que fazer. Alguns sinais de alarme que deve ter em conta são: odor forte na zona do umbigo, vermelhidão e sangramento excessivo. Estes sintomas podem surgir quando o umbigo do bebe está inflamado.

É normal o coto umbilical do umbigo do bebé ficar escuro? Sim, quando o cordão umbilical é cortado, inicia-se o processo de mumificação do coto umbilical. Com o tempo, este coto fica cada vez mais seco e escuro, acabando por cair totalmente.

Quando o umbigo do bebe cai, como devo cuidar? Deve continuar a limpar a zona até cicatrizar totalmente. Depois de dar banho ao bebé deve secar o umbigo com delicadeza, fazendo movimentos circulares suaves na zona. 

 

como o umbigo do bebe cai

 

Umbigo do bebé: dúvidas e cuidados a ter

O umbigo do seu bebé está para fora em vez de para dentro? Pode estar perante uma hérnia umbilical. A hérnia umbilical costuma ser inofensiva e aparece em cerca de 10% dos bebés. Geralmente passado 1 ano de vida, desaparece por completo. O umbigo para fora no recém-nascido costuma ser mais frequente quando o bebé é prematuro ou quando nasce com pouco peso.

Em alguns casos, se a hérnia provocar dor no bebé, pode ser indicada uma cirurgia.

Não existe nenhuma forma de evitar que a hérnia umbilical aconteça, pois é um processo natural que ocorre em alguns bebés e que desaparece com o tempo. 

 

Como saber quando ir ao pediatra?

Mantenha-se atenta à vermelhidão na zona do umbigo, mau odor, pus e secreção amarelada, febre e veja a reação do bebé quando toca no umbigo. Se o bebé chora, pode ser indicativo de que sente dor.

Caso o coto umbilical não caia passados 21 dias, é aconselhável marcar uma consulta no pediatra para perceber o que se passa. 

 

Fonte: