A recuperação depois de uma cesariana

Se está a ler isto no hospital, nas primeiras horas após uma cesariana, deve estar a sentir-se bastante dorida e a perguntar-se por quanto tempo mais. 

Pelo menos durante os primeiros dias sentirá dores e precisará de medicamentos analgésicos, podendo também sentir desconforto em movimentos do dia a dia, como tossir ou rir.

Durante quanto tempo ficarei no hospital?

A maior parte das mulheres fica no hospital pelo menos dois dias depois de ter feito uma cesariana, mas em alguns casos é possível ter alta ao fim de 24 horas.

No hospital ser-lhe-á pedido que descanse, mas também que dê breves passeios a pé e use meias de compressão pós-cirurgia para evitar o risco de formação de coágulos no sangue.

Amamentar o seu bebé

Talvez seja mais confortável dar de mamar com o seu bebé apoiado sobre uma almofada para evitar pressionar a zona da costura. Também pode ser mais fácil deitar-se ao lado do seu bebé enquanto o amamenta. Aconselhe-se junto da sua parteira ou do seu médico sobre as melhores posições para o fazer.

Quanto tempo demora a recuperação?

Na maior parte dos casos a recuperação de uma cesariana é mais longa de que a de um parto vaginal, pois o cirurgião teve de cortar várias camadas de músculo que precisam de tempo para se repararem e sararem.

O melhor conselho é fazer as coisas com calma e cuidado nas primeiras semanas. A parte mais superficial da ferida vai fechar ao fim de dois dias, aproximadamente, mas os músculos e tecidos precisam de seis semanas para sarar completamente.

O que devo evitar?

Tente não levantar nada mais pesado do que o seu bebé. Concentre-se em tomar conta dele, em descansar o mais que puder (não é fácil com as mamadas noturnas, nós sabemos!), em comer de forma saudável (alimentos ricos em fibra ajudam a evitar a prisão de ventre) e a beber muitos líquidos. Tudo o resto pode esperar.

Sexo, conduzir, levantar objetos pesados e exercício físico intenso como a corrida devem ser evitados durante pelo menos seis semanas.

Tratar dos pontos

Uma em cada dez mulheres desenvolve uma infeção na ferida depois de uma cesariana, por isso é muito importante que mantenha a zona limpa. A cicatriz tem normalmente 10 a 15 cm de comprimento e fica abaixo da linha do biquíni. Durante as primeiras 48 horas estará tapada com um penso à prova de água. Depois disso, o penso deve ser mudado e, normalmente, retirado cinco dias depois do parto. Ajude a evitar o risco de infeção:

  • Lave as mãos antes de tocar no penso e mantenha a pele limpa, especialmente na zona da virilha.
  • Tome duches em vez de banhos.
  • Não esfregue a ferida com sabonete ou gel de banho.

Sinais de infeção a que deve estar atenta:

Diga à sua parteira ou médico se tiver febre alta, dores intensas na zona da costura ou tiver pus amarelo esverdeado.

Minimizar a cicatriz

A cicatrização é um processo natural quando a pele que foi cortada na cirurgia começa a sarar. Isto pode demorar vários meses. Aplicar um creme hidratante contendo vitamina B5 e silicone para fixar a humidade, pode evitar a formação de uma cicatriz vermelha e saliente.

O conselho de uma mãe

“Segure nos pontos enquanto se ri ou espirra e use cuecas um tamanho acima do habitual para não fazer pressão sobre a ferida. Verifique se o seguro do carro inclui alguma intervenção médica que possa ser necessário efetuar devido a algum acidente, se começar a guiar antes de terem passado seis semanas do parto, pois pode não ter cobertura em caso de cirurgia”

Anna, mãe da Isabella, 3 meses