Porque temos desejos na gravidez?
 

Alguma vez acordaste a meio da noite com vontade de devorar um frango assado inteiro, um chow mein vegano, chocolate ou até mesmo coisas bizarras como gelo?

Não te preocupes. Apesar de parecer estranho, mas ter desejos na gravidez é normal. Mas qual é o motivo para os desejos na gravidez? - Perguntas tu.

De acordo com especialistas do hospital Lusíadas, não há um consenso relativamente a isto. Mas há 2 opiniões diferentes no mundo científico que nos dão uma pequena ideia porque é que estes desejos são tão loucos e repentinos.

Vamos espreitar as mesmas! 

1 - Carências nutricionais

Todo o desejo tem na sua base uma carência específica. De acordo com esta opinião, sempre que queres comer algo é porque o teu corpo está a dar-te sinais de que tens algo em falta. 
Queres comer um chocolate? Podes estar com carência de magnésio.
Apetece-te frutas tropicais? Podes estar com carência de vitaminas.

A nossa dica: ouve o teu corpo.

2 - Flutuações hormonais

Durante a gravidez vais sentir mudanças no teu paladar, olfato e embora mais subtil, no ph da tua boca. Por causa disso, algumas coisas que detestavas tornam-se as tuas favoritas e as comidas que adoravas de repente começaram a te enjoar.

De acordo com especialistas do hospital Lusíadas, as hormonas HCG (Gonadotropina coriónica humana) e progesterona libertadas durante a gravidez são as grandes responsáveis pela alteração do apetite, o que poderá estar relacionado com a tua súbita vontade de comer algo que não gostavas até agora ou até mesmo de comer muito.

3- Ter desejos na gravidez é normal

Serotonina, dopamina, e endorfina são as 3 substâncias que dão prazer e bom humor e onde as podes encontrar? Na comida.
Por isso ter desejos na gravidez é normal. E comer quando tens desejos não é preocupante. 

Futura mamã, ter desejos não é raro, de acordo com especialistas do hospital Lusíadas, a percentagem de mulheres que têm desejos durante a gravidez é de 75%, por isso não estás sozinha. 
Ouve o teu corpo e garante que tanto tu e o teu bebé estão bem nutridos porque no final de contas, a gravidez é um trabalho de equipa.