Porque é que tantas mães mudam de corte de cabelo depois do bebé nascer?

Tornar-se mãe é uma das experiências mais emocionantes e bonitas na nossa vida, mas também é a maior mudança pela qual passamos e por vezes não é só arco-íris.

Durante a gravidez, o nosso corpo dá prioridade à criação de uma nova vida. Todos os nutrientes ingeridos são redirecionados para o bebé e, muito frequentemente, as mulheres experienciam quedas de cabelo no pós-parto. Depois de 9 meses a dividir o nosso corpo com outro ser humano, a nossa vida muda significativamente.

Após o parto, a maioria das mulheres sente a necessidade de recuperar a sua identidade sexual. Com o nosso corpo ainda a recuperar das mudanças pós-gravidez, o cabelo é das coisas mais simples e fáceis de mudar. Faz-nos sentir bem, bonitas e desejadas novamente.
É chamado o “cabelo de mãe” ou “corte pós-parto” e é uma tendência muito comum em mulheres que foram mães recentemente.

Apesar de serem cortes diferentes, o ato de cortar o cabelo logo após o nascimento do bebé é uma fase pela qual a maioria das mulheres passa. Tal como se diz, “não há nada que um corte de cabelo não resolva!”. Um novo corte de cabelo é uma forma de celebrar um grande acontecimento na nossa vida: festejar um aniversário, um novo trabalho, uma nova fase. No caso de uma recém-mamã não serve apenas para ser mais prático, algo com o qual não nos vamos querer preocupar (em parte porque também não vamos ter tempo para tal), serve para demonstrar que recuperou o controle sobre o seu corpo, a sua vida e, acima de tudo, a sua feminilidade.

Mas também temos boas notícias. A queda de cabelo que afeta muitas mulheres após a gravidez é passageira e termina quando o corpo da mulher se reabastece de nutrientes anteriormente direcionados ao bebé.

Ainda assim, deixamos-lhe 5 dicas para ajudar a combater a queda de cabelo e promover o seu crescimento de forma saudável.

  1. Corte pelo menos as pontas estragadas. Nada como um corte para que o nosso cabelo cresça mais saudável;
  2. Mantenha uma alimentação saudável. Aposte mais em vegetais e frutas, estes estão cheios de vitaminas essenciais ao nosso organismo;
  3. Beba muita água. Manter-se hidratada é sinónimo de um cabelo mais radiante e saudável;
  4. Consulte o seu médico sobre vitaminas e suplementos que poderá tomar no pós-parto para ajudar na queda de cabelo;
  5. Máscaras e óleos são os seus melhores amigos. Quem disse que não é possível trocar uma fralda e fazer uma hidratação ao cabelo ao mesmo tempo?