O seu corpo no pós-parto: as mudanças mais inesperadas

O momento de ter o seu bebé é único! Finalmente conhecer o pequeno que esteve meses a crescer dentro de si traz uma alegria imensa. Eles vêm ao mundo envolvidos em amor!

No entanto, a experiência da mamã nos primeiros meses depois do parto pode ser, por vezes, atípica. Para além das mudanças mais comuns, como o desconforto, podem surgir alterações mais inesperadas!

O importante é saber que estas mudanças são normais, e aprender a lidar com elas. Não se preocupe, faz tudo parte!

Pode sentir “pontapés”

Parece estranho, mas algumas mulheres podem continuar a sentir “pontapés” na barriga durante o pós-parto.

Não há uma explicação científica para estas sensações. Pensa-se que seja porque, durante a gravidez, a mamã torna-se mais consciente dos movimentos do útero. Assim, nos primeiros tempos depois do parto, ainda está muito sensível a estes movimentos.

Mudanças no cabelo

Durante o pós-parto, é comum a recém-mamã perder cabelo mais facilmente. Contudo, esta pode não ser a única mudança! O frizz, a caspa e a perda de brilho podem ser questões com que se depara quando tem o seu filhote. Também pode notar diferenças na textura, tudo devido às mudanças hormonais, normais nesta fase!

Mas não desespere! Isto melhora naturalmente com o tempo e com os seus cuidados.

Os seus dentes

Muitas grávidas, durante a gestação, criam hábitos alimentares que não são tão benéficos para a saúde oral. Juntando os enjoos e vómitos frequentes, o pH da boca pode sofrer mudanças. Isto pode acelerar o desenvolvimento de problemas dentários!

Este problema não tem uma relação direta com a gravidez, mas sim com os seus hábitos. A solução é manter os cuidados consigo. Não se esqueça que o seu bem estar é também o do seu bebé!

As idas à casa de banho

Se a recém-mamã teve um parto normal, sofreu alterações que demoram o seu tempo a recuperar! O seu corpo passou meses a adaptar-se para a chegada do seu filho. Agora demora, também, algum tempo a adaptar-se à sua nova realidade.

Durante os primeiros meses do pós-parto, pode sofrer de incontinência quando ri, espirra ou tosse, por exemplo.

Com o tempo, vai notando que isto acontece com menor frequência e pode até desaparecer. Acima de tudo, não tem que ter vergonha. É normal!

Enquanto mulher, estas mudanças tão rápidas podem deixá-la mais insegura. É essencial compreender que não está sozinha e que muitas outras mães passam pelo mesmo.

Não se esqueça: é o seu corpo a lembrá-la do milagre que trouxe ao mundo!

Fonte: