O que fazer no caso de prolapso retal no pós-parto?
Já ouviu falar de prolapso retal? Esta condição pode ocorrer em mulheres ou homens, em diversas faixas etárias. Após a gravidez, devido a todas as mudanças que a mãe passa no seu corpo, podem ocorrer algumas situações desagradáveis como é o caso do prolapso retal. Neste artigo vamos entender este termo, quais os sintomas e forma de identificar, e como pode ser resolvido.
Prolapso retal - o que é?
O prolapso retal é a saída da parte interna do reto para fora do ânus, ficando saliente. O prolapso retal pode ser de dois tipos:
- Parcial - neste caso, apenas uma camada fica exposta, dificultando a sua visualização;
- Total - quando todas as camadas ficam expostas fora do corpo, sendo uma situação mais grave.
Como identificar o prolapso retal?
Existem alguns sintomas que se manifestam, aos quais deve prestar atenção. Entre eles:
- Dor abdominal;
- Ardor e desconforto na zona do ânus;
- Sensação de peso no ânus;
- Dificuldade em defecar;
- Surgimento de tecido vermelho na parte de fora do ânus.
Prolapso retal - causas
O que pode causar prolapso retal? Existem diversas causas para esta condição, sendo que algumas passam por:
- Esforço para defecar;
- Músculos do ânus enfraquecidos;
- Incontinência fecal;
- Problemas no intestino;
- Lesão durante o parto;
- Predisposição genética.
Para além de uma possível lesão na zona devido ao trabalho de parto, esta condição pode advir também de outras intervenções cirúrgicas, que desencadeiam este problema.
Qual a diferença entre prolapso retal e hemorróida?
Prolapso retal e hemorróidas são condições diferentes. No primeiro caso, a parede do reto é afetada, e a exposição para a parte exterior do corpo é mais agressiva, sendo muitas vezes necessária intervenção cirúrgica. No segundo caso, apenas a parte superficial do reto é afetada e habitualmente a situação pode ser resolvida sem intervenção cirúrgica. Outra diferença a realçar é relativa à dor. O prolapso retal não causa dor em situações menos graves, enquanto que hemorróidas causam dor mesmo que estejam num estado inicial.
Prolapso retal - tratamento
Antes de iniciar o tratamento, precisa de fazer um diagnóstico com o seu médico. Para tal, deve marcar uma consulta em que pode receber a indicação para realizar um raio x intitulado de defecografia. Neste exame o médico consegue perceber a dinâmica de defecação do paciente e identificar se realmente existe um prolapso retal ou não.
E como tratar o prolapso retal? Em alguns casos, sessões de fisioterapia podem resolver o problema. No entanto, esse tratamento é mais comum em crianças. Em adultos, o prolapso retal costuma requerer cirurgia. Nesta intervenção cirúrgica, o reto é reposicionado no seu local adequado sendo que, regra geral, a recuperação é total após a cirurgia.
Caso tenha sintomas de prolapso retal, não hesite em falar com o seu médico para iniciar o tratamento o quanto antes.
Fonte: