Nutrição durante a amamentação

Durante a fase de amamentação há muitas questões que surgem em relação ao leite materno, nomeadamente no que diz respeito aos seus nutrientes. A alimentação da mãe na amamentação é muito importante, pois existem alimentos que ajudam na produção do leite materno. A quantidade de nutrientes que a mãe ingere, assim como a sua qualidade, vão ter um impacto no desenvolvimento do bebé.


Não é necessário ser nutricionista para comer de forma nutritiva, saudável e equilibrada para que a produção de leite materno seja rica em nutrientes para o bebé. Uma nutrição equilibrada vem de refeições com uma vasta variedade de frutas, vegetais, fontes de proteína magra, gorduras saudáveis, cereais integrais e uma boa hidratação com a ingestão de muita água ou outros fluídos.

Quais são os alimentos que ajudam na amamentação?

Existem alimentos que auxiliam na amamentação e alimentos que deve evitar na amamentação. Vamos começar por nos focar naqueles em que deve apostar para garantir uma boa alimentação rica em nutrientes.

  • Alimentos ricos em vitaminas (exemplos: frutas e vegetais)
  • Alimentos ricos em proteínas (exemplos: ovo, frango, iogurte)
  • Hidratos de carbono integrais (exemplos: arroz integral, cereais integrais, pão integral)
  • Gorduras boas (exemplos: frutos secos, azeite de oliva)

Para além destes alimentos, deve manter-se hidratada e ir bebendo água ao longo do dia. Pode ainda considerar tomar uma vitamina pré-natal para se assegurar de que está a receber nutrientes-chave suficientes.

Lembre-se que não está sozinha. Para garantir que toma as melhores decisões por si e pelo seu bebé, pode sempre consultar um profissional de saúde para a ajudar a desenvolver um plano de nutrição adequado e para a aconselhar relativamente às suas dúvidas.
 

o que a mãe não pode comer quando está amamentando

 

Quais são os alimentos a evitar na amamentação?

Agora que tem conhecimento de alguns alimentos que ajudam na produção de leite, é importante saber que alimentos evitar na amamentação.

  • Bebidas alcoólicas: uma percentagem reduzida de álcool é passada para o bebé quando ingerido pela mãe, pelo que é aconselhado evitar o seu consumo.
  • Café: a mãe pode beber café, porém é aconselhado limitar o seu consumo e não exagerar. Se precisar de ajuda com as quantidades, veja este artigo.
  • Tabaco: é indicado evitar o tabaco, pois quando a mãe fuma, existe maior probabilidade de o bebé desenvolver problemas respiratórios.
  • Queijos amarelos: deve ser evitada a ingestão de queijos fortes que contenham grandes quantidades de gordura.
  • Refrigerantes: os refrigerantes têm elevadas quantidades de açúcar, pelo que devem ser ingeridos com moderação.

Não existem alimentos proibidos na amamentação, pois tudo depende do estilo de vida de cada pessoa e das indicações do médico, no entanto, uma má alimentação na amamentação pode ter implicações para o bebé e para a saúde da mãe.

Existem alimentos que fazem mal ao bebé na alimentação se ingeridos em quantidades excessivas e com demasiada frequência, e por isso é importante que a mãe seja seguida por um profissional de saúde que acompanhe todo o processo de gravidez. A alimentação influencia na amamentação, e ninguém melhor que o seu médico para a ajudar a encontrar os melhores métodos para se alimentar corretamente.

Quais são os alimentos que causam cólicas no bebé na amamentação?

Existem alguns alimentos que provocam gases na alimentação, que podem ser evitados para que o bebé fique mais confortável. Alguns alimentos que estão associados às cólicas nos bebés são: feijão, nabo, couve-flor e pepino. O leite com lactose pode também provocar cólicas, pelo que pode ser aconselhado à mãe que beba leite sem lactose, e que opte por leites vegetais como leite de côco, leite de arroz ou leite de amêndoa.

Existem ainda alimentos para a prevenção da anemia na amamentação. A anemia pode surgir na mãe quando existem sintomas de acumulação de cansaço, dores de cabeça ou palidez na pele. Para tratar a anemia aconselham-se alimentos ricos em ferro e em ácido fólico, como: ovo cozido, atum assado, feijão preto cozido, espinafres cozidos, beterraba, nozes, avelã, rúcula e milho cozido e truques como comer laranja no fim de uma refeição com estes alimentos para ajudar na absorção do ferro.

Fonte: