Nova pele no pós-parto: acne e outros problemas | Décimo Mês

Nova pele no pós-parto: acne e outros problemas

É sabido que o pós-parto não é um período particularmente glamoroso na vida de uma mulher. Se, por um lado, nos sentimos radiantes de felicidade por finalmente conhecermos o nosso bebé e ainda incrédulas por o nosso corpo ter mesmo colocado uma nova vida no mundo, por outro, sentimo-nos fisicamente exaustas, vulneráveis e cheias de desconfortos com a nossa nova forma. Às vezes, é extremo ao ponto de não nos reconhecermos na nossa pele. Evitamos cruzar-nos com um espelho porque já sabemos que vamos ansiar com todas as nossas forças o nosso corpo antigo, esse que parece, ainda e, cada vez mais distante. Se se revê nesta descrição, saiba que não está só e que é um sentimento natural e partilhado por muitas outras mulheres.

As alterações físicas durante o período da gravidez e do pós-parto parecem surgir em catadupa, nunca nos dando as tréguas merecidas. Para piorar, é possível que surjam ainda algumas novas surpresas na pele com as quais não contávamos. Mas, se for o seu caso, não se preocupe demasiado. Elas, na maioria dos casos e, como muitas das alterações físicas vividas durante este período, são passageiras.

E que problemas de pele falamos?

Existem várias condições de pele que podem surgir no pós-parto e até durante a gestação. Falemos, ponto a ponto, sobre aquelas que são as mais comuns e que, provavelmente se irá rever: acne, melasma e pele seca.

Image

1. Acne

É uma pena para todas, mas não é apenas durante a adolescência que este problema de pele pode ocorrer. Intimamente ligado com a produção elevada de hormonas, as borbulhas regressam durante este período porque o seu corpo está a passar por uma tempestade hormonal que se reflete diretamente, também, na sua pele. É possível que ocorra, mesmo a quem sempre teve a pele lisa e perfeita, mesmo durante aquele longínquo pico da puberdade. Mas calma. Não trazemos apenas más notícias. Geralmente, este acne dura apenas 6 a 8 semanas, por isso, tente com afinco partilhar a sua pele com estas erupções e controle a vontade de as espremer. Elas, naturalmente, vão desaparecer.

2. Melasma

Vulgarmente conhecidas por “pano” ou cloasma, esta condição de pele é, porventura, a mais comum entre as mulheres grávidas ou em período de pós-parto. Basicamente, trata-se daquelas manchas castanhas ou castanho-acinzentadas que surgem na cara, normalmente na zona das bochechas, testa ou mesmo no queixo. As zonas do seu corpo que apanham muita exposição solar, também poderão ser afetadas pelo melasma: pescoço, ombros ou antebraços, apesar de não ser tão comum. É ainda mais que provável que surjam em mulheres com um tom de pele mais escuro ou que até tenham familiares com este tipo de manchas.

Image

E porque ele ocorre durante este período?

Basicamente porque temos um pigmento,chamado melanina, que define a cor individual da pele e que, se acredita, ser produzido em maiores quantidades quando o corpo passa por alterações dos seus níveis hormonais. A gravidez, a toma de contraceptivos orais e até a hiper exposição solar, são momentos em que o nosso padrão hormonal se altera e, por isso, propícios ao seu surgimento. Uma vez mais, esta questão de pele, apesar de pouco estética, é normalmente passageira e não tardará a desaparecer. Não desespere.

3. Pele Seca

Se enquanto esteve grávida sentiu o tal “brilho” na pele que tanto se fala e que contribuiu para aumentar de forma positiva a sua auto-estima, durante o pós-parto é possível que sinta o inverso: pele mais desidratada, sensível e seca. O culpado de tudo isto é uma vez mais o mesmo: as variações dos níveis hormonais que estão a acontecer no seu corpo. Neste caso, pode demorar um pouco mais tempo a passar, provavelmente 3 a 4 meses. Mas há formas de acelerar ligeiramente o processo, se quiser. Pode utilizar um creme hidratante rico em ingredientes muito hidratantes como o ácido hialurónico e a glicerina ou até experimentar substituir o creme hidratante que vulgarmente utiliza por um sérum de hidratação. Tenha também atenção que, na sua higiene diária, deve evitar o sabão e optar antes por produtos de limpeza suaves. Tudo para não retirar ainda mais a hidratação da sua pele.

Lembre-se: todas estas questões não são particularmente estéticas, mas são geralmente passageiras e não tenha dúvida que se esquecerá que passou por esta fase. Aliás, o momento do pós-parto é tão intenso e marcante que sabemos bem que a única pele que se irá lembrar para sempre, é a do seu bebé. O seu toque suave. O seu cheiro inconfundível.