Meditação e exercícios de respiração para encontrar o equilíbrio no pós-parto

 

A meditação é uma prática que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos e pode ser uma verdadeira ajuda no pós-parto. Muitas pessoas aderem a este hábito para as ajudar a acalmar e a viver uma vida mais tranquila e equilibrada.

O pós-parto é uma fase em que a mulher passa por muitas mudanças, entrando num período de adaptação a uma nova vida, agora com um bebé. Tudo o que sejam formas saudáveis de regular as emoções é bem-vindo, verdade? 

 

O que é a meditação?

Vamos começar por explicar em que consiste a meditação. Trata-se de uma prática utilizada para acalmar a mente através da concentração na respiração durante alguns minutos.

Geralmente, aconselha-se que a pessoa fique sentada numa posição confortável, com os olhos fechados, e que respire calmamente, focando a sua atenção no ar que entra e sai.

Existem vários tipos de meditação e cada pessoa pode optar pelo que fizer mais sentido para si. A meditação pode ser feita com ou sem música, dentro de casa, ou em espaços ao ar livre. Pode ser feita uma meditação guiada ou livre, sem instruções. Mas qual é o objetivo? 

 

Quais são os benefícios da meditação?

A meditação traz vários benefícios para a saúde mental. Esta técnica de relaxamento pode ser muito útil para lidar com fases de maior stress e para encontrar o equilíbrio no dia a dia. Vamos a uma lista de benefícios?

  • Ajuda a combater o stress. É normal preocuparmo-nos com questões relacionadas com o nosso trabalho, vida pessoal, amigos, família... O stress faz parte do nosso quotidiano. E a prática da meditação pode ajudar a aliviar a preocupação.
  • Ajuda a sermos mais pacientes. A meditação obriga-nos a ficarmos quietos, em silêncio, durante um determinado período de tempo – o que pode ser desafiante quando estamos tão habituados a estar em constante movimento! Por isso ajuda-nos a praticar a paciência e a disciplina.
  • Transmite uma sensação de tranquilidade. Ao estarmos sossegados com foco somente na respiração, conseguimos aos poucos ir acalmando a mente, sentindo-nos mais tranquilos.
  • Melhora a qualidade do sono. Quando respiramos com consciência e mantemos o corpo quieto, ficamos mais relaxados – o que ajuda a adormecer mais rapidamente e a desligar os pensamentos com maior facilidade.
  • Melhora o estado de espírito. Meditar regularmente pode aumentar a produção de seretonina! Esta é a “hormona da felicidade”, que nos transmite boas sensações. 

 

saude mental pos parto

 

Exercícios de respiração pós-parto

Exercícios respiratórios são importantes no pós-parto para a mãe conseguir encontrar alguns momentos de relaxamento no meio do caos de cuidar de um recém-nascido.

Existem vários exercícios de respiração que pode experimentar para reduzir a ansiedade e o stress nesta fase de adaptação.

  • Feche os olhos, foque-se na sua respiração e imagine uma frase ou uma palavra que lhe transmita tranquilidade. Foque a sua atenção nesse pensamento durante um tempo.
  • Deite-se de barriga para cima com as pernas coladas a uma parede, formando um ângulo de 90º. Respire fundo e pausadamente.
  • Experimente exercícios de meditação. Deixamos algumas dicas abaixo. 

 

Como meditar

Deixamos-lhe um pequeno guia para conseguir meditar facilmente:

  1. Reserve 5-10 minutos do seu dia para desligar o seu cérebro durante um tempo.
  2. Desloque-se até um lugar calmo, onde sabe que não será interrompida.
  3. Sente-se confortavelmente – não precisa de ser necessariamente em postura de lótus. Pode inclusive deitar-se, se for mais confortável para si!
  4. Se quiser, pode colocar uma música suave de fundo para criar um ambiente tranquilo.
  5. Feche os olhos e comece a respirar. Solte algumas respirações sem pensar.
  6. Utilize a técnica 4-7-8 na respiração: inspire pelo nariz, contando até quatro; sustenha a respiração contando até sete; expire contando até 8.
  7. Sempre que sentir a sua mente divagar, não se preocupe. É normal. Retome o foco na respiração e continue o que está a fazer.
  8. Faça esta prática durante o tempo que considerar mais benéfico. Pode colocar um alarme de 5 minutos, ou permitir-se ficar nessa posição por tempo indefinido, até sentir que quer levantar-se.
  9. Quando se levantar, faça-o lentamente. Foque a sua atenção no ambiente ao seu redor com calma. Depois, retome o seu dia!

Esperamos que estas técnicas possam ajudá-la a encontrar o equilíbrio no período desafiante do pós-parto. Está a fazer um ótimo trabalho! Lembre-se que a saúde mental da mãe é muito importante. Cuide sempre de si, pois só estando bem pode também cuidar do seu bebé da melhor forma.

 

Fontes: