O primeiro dia da Katy
Perguntas e Respostas
Katy – dois filhos
Como se sentiu no seu primeiro dia?
Senti-me cansada, eufórica, reconfortada, apaixonada…
Em retrospetiva, que conselho daria a si mesma?
Eu aprendi que conselhos são a última coisa de que uma mãe recente precisa!
Qual foi o seu momento favorito ao longo do 10º Mês?
Ver a interação entre o meu filho mais velho (7 anos) e a bebé recém-nascida. Ver a relação irmão/irmã a crescer. O meu filho mais velho era tão carinhoso com ela. Muito protetor e deslumbrado com o novo membro da família.
E qual foi o seu momento mais pegajoso?
Ficar com uma mastite. Fiquei tão doente. E tive uma gripe das valentes. Mas mesmo assim continuei a amentar. Por sorte tinha ajuda por perto – o meu companheiro, a minha parteira, a minha mãe e outros. Agora consigo perceber porque há mulheres a desistir de amamentar – porque não têm ajuda à sua volta. É um trabalho a tempo inteiro!
O que descobriu sobre si própria?
Este foi o meu segundo filho e por isso uma experiência completamente diferente. Há muitos anos, quando nasceu o primeiro, fiquei muito sozinha. Por isso, durante esta gravidez, tentei criar uma boa rede de ajuda à minha volta – o que me permitiu ter o parto que eu sabia que conseguia – um parto intenso, rápido e em casa. Isto fez uma grande diferença na adaptação ao novo bebé. Muito menos “baby blues” e não me senti deprimida. Senti-me incrivelmente poderosa e orgulhosa de mim e de todas as mulheres que o fazem em todo o mundo.
Qual foi a coisa mais útil que fizeram por si no seu 10º Mês?
Trazerem-me chocolates! Ahh … Era verdadeiramente uma maravilha!