Massagem pós-natal
Sinto-me culpada por escrever sobre isto, porque se forem como eu, nas primeiras semanas depois do parto, devem querer uma massagem mais do que qualquer coisa na vida! Lembro-me de como queria que me fizessem festas, massagens e me ajudassem a relaxar. Por isso, vou mostrar-vos como conseguir arranjar tempo, disponibilidade mental e a oportunidade para receber uma massagem.
A primeira maneira é esta: quando a sua melhor amiga lhe perguntar antes ou depois da chegada do bebé: “Que te posso oferecer?”, diga estas palavras:
“Um voucher para uma massagem pós-natal e o teu tempo de babysitting.” Se tiver a sorte de receber um voucher destes, certifique-se que a terapeuta tem experiência com mães recentes.
A massagem não é só um mimo: é uma das mais antigas formas de cuidarmos de nós. A sensação de toque tem benefícios terapêuticos, que permitem desbloquear os músculos do corpo e, através disso, o relaxamento da mente. Estimula a circulação do sangue que é muito bom para ativar o sistema linfático, pois ajuda a eliminar toxinas e aumenta o sistema imunitário do corpo. Uma massagem também liberta endorfinas, é uma ótima forma de aliviar as dores e maleitas do parto, especialmente em zonas cicatrizadas desde que não haja feridas abertas. Especialmente nos primeiros dias em que está tão privada de sono, a massagem é importante porque abranda naturalmente a respiração o que ajuda a preparar o corpo para dormir.
E se não puder fazer uma massagem profissional? Então recrute algum dos seus familiares ou amigos mais próximos: a sua mãe, a sua melhor amiga ou melhor ainda o seu parceiro. A massagem é uma ótima maneira de reintroduzir intimidade na vossa relação. Mas como em tudo, a preparação é muito importante. Escolha uma altura em que não vai ser interrompida. É melhor tomar um duche antes da massagem para aquecer os músculos, pelo que é ideal antes de se deitar.
Escolha um óleo de massagem de que goste, um óleo nutritivo como amêndoas doces ou um preparado de aromaterapia como alfazemas ou rosas. Deite-se numa superfície lisa e firme com os seios bem apoiados ou deite-se de lado, como lhe for mais confortável. Mantenha a maior parte do corpo tapada e quente expondo só a zona que estiver a ser massajada.
A melhor técnica é começar com uma série de movimentos suaves e circulares usando as duas palmas da mão. É uma boa técnica para usar em qualquer parte do corpo e também lhe permite decidir a pressão que lhe é confortável. Depois deste começo, quando estiver mais ambientada, pode pedir que lhe façam mais pressão numa zona específica para desfazer nós ou aliviar músculos doridos.
Lembre-se que o objetivo é embalá-la num estado de relaxamento. Não se sinta mal por pedir, pois isto é uma bênção para o seu corpo e para a sua mente e agora já tem os factos médicos para usar se alguém precisar de ser convencido!