Lidar com a exaustão
O seu corpo passou por muito com o parto, um cocktail de alterações hormonais e uma enorme falta de sono – não admira que esteja de rastos.
Como se identifica a exaustão?
Algumas mulheres comparam a sensação de exaustão intensa à ideia de ter sido atropelada por um autocarro ou corrido uma maratona. É um cansaço como nunca se sentiu: os músculos estão pesados e doridos, o seu cérebro está confuso e tudo parece exigir um esforço titânico.
Se se sente assim, anime-se com a ideia de que é completamente normal e que, gradualmente, vai conseguir ajustar-se. Lembre-se também que é importante tomar bem conta de si e levar as coisas com calma.
10 Conselhos para a ajudar
Aqui tem algumas ideias que a podem ajudar a ultrapassar estes tempos extenuantes.
- Deixe o seu parceiro fazer algum trabalho: O bebé não é só seu. Ele que dê uma das refeições da noite (se dá de mamar, tire o leite e o seu parceiro pode dar o biberão) e mude a fralda, ele que abasteça o frigorífico e faça o jantar – não tem de ser você a fazer tudo.
- Seja egoísta: Pode parecer que leva imenso tempo a preparar tudo para receber as visitas e a arrumar tudo quando as mesmas saem. Tente racionar as visitas durante as primeiras semanas.
- Faça uma sesta: Não é vergonha voltar para a cama à hora do almoço quando se passou metade da noite acordada, o mesmo é válido para sestas a meio da tarde ou deitar-se cedo para conseguir dormir um pouco antes da amamentação da noite.
- Descontraia: Encontre um período de 30 minutos em que faz uma coisa só para si – nem que seja só tomar um banho, pintar as unhas, ver uma série na televisão ou ler o jornal.
- Faça exercício: Um pequeno ciclo de exercício, nem que seja um passeio enérgico à volta do quarteirão com o carrinho do bebé, pode animá-la. Quando fazemos exercício o nosso corpo liberta endorfinas que nos fazem sentir bem e que causam boa disposição. Experimente.
- Coma bem: Não salte refeições e mantenha-se bem hidratada, o seu corpo precisa de líquidos e energia para as constantes exigências de se ser mãe. Uma dieta equilibrada com bastante fruta fresca e vegetais é muito importante, especialmente se estiver a dar de mamar. Coma também hidratos de carbono complexos, incluindo pão e massas integrais que libertam a energia lentamente e evite os lanches açucarados que só provocam um aumento do açúcar no sangue.
- Evite o álcool: Talvez ache que um copo de vinho a ajuda a desanuviar, mas o problema é que vai afetar a qualidade do seu sono e fazê-la sentir-se mais cansada no dia seguinte.
- Reduza a cafeína: Se bebe seis ou mais chávenas de chá, café ou outras bebidas por dia e ingere alimentos que contenham cafeína, isso pode afetar o seu sono.
- Chame as tropas: Ponha a família e os amigos a cozinharem para si, a passarem a ferro, a fazerem babysitting ou a limparem a casa.
- Não exagere: Não seja demasiado ambiciosa na sua lista de tarefas diárias. Vai ficar destroçada se não conseguir mais do que vestir-se e fazer uma sanduíche. Se não consegue ir ao supermercado, trate de encomendar pela Internet e deixe que entreguem as compras em sua casa. Seja boa para si própria.
Quando a exaustão pode ter outra causa
No entanto, se a exaustão durar muitos meses e se tornar muito debilitante deve dizer ao seu médico pois pode existir uma causa médica subjacente.
Algumas das causas mais frequentes são:
- Anemia por deficiência de ferro: Se tem uma deficiência de ferro o seu corpo não produz hemoglobina suficiente, células que dão cor vermelha ao sangue e que transportam o oxigénio para todo o corpo. Vai sentir-se cansada, com os músculos pesados e doridos. Peça ao médico para fazer uma análise ao sangue, pois se tiver essa carência ele pode receitar-lhe comprimidos com ferro.
- Problemas na tiróide: O cansaço pode ser um sintoma do funcionamento deficitário da tiróide. Ou seja, a sua tiróide não está a produzir em quantidade suficiente a hormona tiroxina que estimula o consumo de oxigénio e o metabolismo em todas as células e tecidos. Peça ao médico para examinar o funcionamento da tiróide. Ele pode receitar-lhe tiroxina se estiver em falta.
- Depressão/Ansiedade: Sentir-se exausta pode ser um sintoma de depressão ou ansiedade, por isso, refira-o ao médico. Pode precisar de acompanhamento psicológico ou terapia cognitivo-comportamental ou simplesmente terapia de “comunicação” para a ajudar a lidar com a situação.
A história de uma mãe:
“Senti-me de rastos nas primeiras oito semanas depois de dar à luz. O meu corpo todo parecia doer, irritava-me com o meu parceiro e só queria dormir. A privação do sono afetou-me imenso. Sonhava ir para um hotel e dormir num quarto escuro durante oito horas. Lidei com isso, aceitando ajuda da minha família e amigos e fazendo muitas sestas. Também corria aos sábados de manhã quando o meu parceiro estava em casa.”