Gretas no mamilo – o que fazer?
Hoje vamos falar sobre um tema que afeta muitas mamãs: gretas no mamilo. É natural que ocorram alterações na mama na gestação, e que se forme uma crosta no bico da mama quando começa a fase de amamentação. Porque é que isto acontece? Vamos explicar tudo.
Porque surgem gretas no mamilo?
O motivo pelo qual está a formar gretas no mamilo é pelos desafios na amamentação. Esta situação ocorre porque o bebé está a fazer uma pega errada da mama. Quando isso acontece, a mamã pode notar pequenas fissuras no mamilo e pode inclusive sair algum sangue.
Quando o bebé vai mamar, é importante agarrar não só o mamilo, mas também a auréola. Para conseguir essa pega correta pode pedir ajuda a uma enfermeira e colocar o bebé numa posição confortável, aconchegado a si, para que chegue à mama com facilidade.
Também pode estar a acontecer o seu bebé adormecer enquanto lhe dá de mamar, o que não contribui para o bem-estar do seu peito. Assim sendo, aconselhamos que verifique se o bebé está desperto para lhe dar de mamar. É importante mamar de forma eficaz para ficar satisfeito e para prevenir fissuras na mama.
Tenha também em atenção a interrupção abruta da sucção. Evite interromper a amamentação, deixando que seja o bebé a decidir o momento em que está cheio, e experimente colocar um dedo na boca do bebé, com cuidado, para evitar vácuo e prevenir a sucção abruta.
Como tratar gretas no mamilo
Para tratar mamilos gretados temos algumas recomendações que podem ajudar:
- Aplique gotas do seu próprio leite no mamilo. O seu leite é muito hidratante e pode ajudar a pele a cicatrizar naturalmente!
- Coloque pomada. Pode optar por utilizar uma pomada para aplicar no seu mamilo de modo a protegê-lo. Para tal, consulte um farmacêutico ou médico que possam aconselhar o melhor produto para si.
- Passe algum tempo com o peito destapado ao sol. Durante cerca de quinze minutos por dia deixe o seu peito destapado ao sol para respirar. Idealmente faça-o de manhã, quando o sol ainda está fraco e não queima.
- Lave os mamilos uma vez por dia. Evite lavar constantemente o peito, para que possa descansar. Lave somente na hora do banho.
- Utilize discos de amamentação. Os discos de amamentação devem ser colocados dentro do sutiã para evitar infeções. Pode também optar por conchas de arejamento. Experimente o que se adequa melhor ao seu corpo!
Faça o que fizer, nunca passe álcool ou outro desinfetante nos mamilos! Estes produtos podem afetar a amamentação e consequentemente a saúde do seu bebé. Opte por produtos aconselhados por especialistas para garantir o bem-estar do seu filho e, claro, do seu peito.
O que é mastite mamária
Já deve ter ouvido falar de mastite mamária. Mas afinal o que é?
A mastite é uma inflamação que ocorre no tecido mamário, que costuma ocorrer nas primeiras semanas de amamentação. Pode causar dor e inchaço na mama, podendo surgir apenas numa ou nas duas mamas.
Quais são os sintomas da mastite mamária?
- Dor na mama;
- Ardor na amamentação;
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Corrimento amarelo no mamilo;
- Cansaço;
- Febre.
Como prevenir a mastite mamária?
- Garanta que o bebé faz uma pega correta da mama;
- Areje a mama após a amamentação;
- Evite sutiãs muito justos e roupas apertadas;
- Troque de posição durante a amamentação para esvaziar todas as zonas da mama;
- Deixe a mama ficar vazia de leite antes de trocar para o outro lado.
Dicas para uma amamentação correta
Para evitar gretas no mamilo e garantir uma amamentação correta, indicamos algumas estratégias que pode seguir:
- Quando for amamentar, evite ter leite em excesso na mama. Se necessário, extraia manualmente antes de dar de mamar.
- Massaje a mama com movimentos circulares quando der de mamar. Comece na ponta oposta da mama e vá descendo até ao mamilo para facilitar a saída do leite.
- Certifique-se de que o leite sai todo durante a amamentação. Quando o leite não sai todo durante a amamentação, a mama pode ficar dura, o que pode causar muito desconforto na mamã.
Desafios na amamentação são comuns, não fique preocupada! Acima de tudo, mantenha-se informada com o seu médico e procure sempre investir no seu bem-estar. Não se force a dar de mamar e a suportar a dor para satisfazer o seu bebé. Lembre-se que para cuidar dele, precisa de estar bem primeiro! Força mamã, está a fazer um excelente trabalho!
Fontes: