Enjoo no pós-parto: é normal?

A fase do pós-parto está repleta de novas sensações, experiências e emoções para as recém-mamãs, que de repente se encontram numa nova realidade à qual têm de se adaptar com rapidez. Esta fase pode ser desafiante, pois não é só o seu corpo que está a passar por mudanças. Agora também têm um ser vivo que depende inteiramente de si e dos seus cuidados, exigindo a sua total atenção. Gerir tudo isto pode ser difícil, e compreender o que é normal e o que pode ser preocupante é a chave para conseguir levar esta fase com maior tranquilidade.

Vamos por partes.
 

O que esperar no pós-parto?

O que acontece no pós-parto? Nesta fase posterior ao nascimento do bebé, o seu corpo vai passar por algumas mudanças naturais. Entre elas:

  • O seu útero vai voltar ao tamanho normal, pouco a pouco, pelo que poderá sentir algumas cólicas abdominais e desconforto geral nessa zona ao longo do primeiro mês;
  • É normal que haja algum sangramento vaginal após o nascimento do bebé. Na primeira semana deverá ocorrer de forma mais abundante, e depois começa a diminuir, devendo desaparecer por completo cerca de um mês e meio após o parto;
  • O seu peito irá ficar mais pesado e rijo, sendo comum sentir algumas dores pela produção do leite;
  • É expectável que algumas zonas do seu corpo estejam inchadas, sendo que esse sintoma deverá desaparecer passadas algumas semanas.

Para além destas ocorrências, é natural que sinta sono, pois irá dormir menos que o necessário para recuperar energias, e é também comum que surjam alguns sentimentos de tristeza e preocupação. Afinal de contas, acabou de passar por um processo difícil e tem de se adaptar a uma nova realidade que mudou tudo na sua vida. Tudo isto é normal. E sentir enjoo no pós-parto é normal também? Vamos esclarecer.

 

e normal sentir enjoo após parto

 

Enjoo no pós-parto - o que fazer?

Muitas mulheres sentem enjoos no pós-parto, e surge a principal questão: será normal? A resposta simples é sim, mas nem sempre. Nas primeiras semanas após o nascimento do bebé, é comum a mãe sentir enjoos, independentemente de ter tido um parto normal ou uma cesariana. Pode sentir náuseas devido ao efeito da epidural, pelas hormonas que estão ao rubro depois de um processo tão radical como o parto, ou mesmo por questões emocionais associadas a esta nova experiência assoberbante.

No entanto, caso estes enjoos persistam ao fim das primeiras semanas, deve consultar o seu médico para garantir que está tudo bem e para receber acompanhamento caso seja necessário, pois náuseas constantes podem ser indicativo de que algo não está bem.

Como parar os enjoos e vómitos?

Deixamos algumas dicas para diminuir os enjoos e para que se sinta melhor ao longo do dia durante esta fase:

  • Consuma alimentos leves e evite refeições muito pesadas, com molhos e especiarias fortes;
  • Vá comendo várias vezes ao longo do dia para recuperar energias, ao invés de comer muito de uma vez;
  • Evite fritos e gorduras intensas;
  • Vá bebendo líquidos ao longo do dia, sobretudo água;
  • Faça pausas de cuidar do seu bebé e peça ajuda a uma pessoa em quem confie, para poder descansar;
  • Apanhe ar fresco.

Sabemos que cuidar de um bebé é uma tarefa a tempo inteiro que exige atenção, dedicação e compromisso absoluto. No entanto, não se deve esquecer de dar a mesma atenção a si mesma. Cuide de si e do seu bem-estar para que se sinta bem, e para que o seu bebé esteja bem também.
 

Fonte: