Estar grávida é algo único. Sente coisas diferentes. Sente-se diferente. O seu humor muda. O seu apetite muda (e pode ficar um pouco descontrolado). Com todas estas mudanças em atenção, trazemos algumas sugestões para uma alimentação saudável e nutritiva na gravidez. Sim, porque estar grávida não significa comer por dois!
Vamos espreitar as mesmas?
1 - Ingerir lacticínios (ou, se for intolerante, fazer um suplemento de cálcio)
Especialistas das clínicas CUF mencionam que ingerir lacticínios ou, ao invés, fazer um suplemento de cálcio é essencial para fortalecer os ossos da mamã e ajudar ao desenvolvimento do bebé.
2 - Tomar ácido fólico
Importantíssimo para o desenvolvimento do bebé e, de acordo com especialistas das clínicas CUF, prevenção de quaisquer defeitos do tubo neural e espinha bífida. Quando o bebé se está a formar e depois desenvolver, há um intenso processo de divisão celular. O ácido fólico é essencial para que tudo corra bem nessa fase.
3 - Tomar um suplemento de ferro
O mesmo tem que ser iniciado durante os 2o e 3o trimestres pois, de acordo com especialistas das clínicas CUF, nos primeiros meses o consumo fetal de ferro é reduzido, algo que pode agravar as náuseas e vómitos.
4 - Ter uma dieta equilibrada e variada
A dieta deve incluir proteínas, hidratos de carbono, sais minerais, fibras vegetais, vitaminas e gordura.
Para as mamãs vegans ou vegetarianas, os especialistas das clínicas CUF aconselham, para além do ácido fólico e do ferro, a toma de suplementos de cálcio, vitamina B12, vitamina D e sal iodado.
A alimentação da grávida - e o quão saudável ela é - é fulcral para o desenvolvimento do feto.
É por isso que se reforça a ideia de que a alimentação tem que ser saudável, equilibrada, evitando excessos ou deficiências nutricionais. O truque está na qualidade dos alimentos, não na sua quantidade.
Feliz dia da grávida!
Fonte: