6 dicas para apoiar as novas mamãs

Ser mãe de primeira viagem pode ser assoberbante e gerar sentimentos de incerteza, insegurança e medo que são inteiramente normais e expectáveis. Para além das preocupações com o bebé, surgem as dúvidas em relação ao corpo da mãe.

Será normal o sangramento no pós-parto? Como perder a barriga? O corpo volta a ser como era? Todas estas questões são totalmente válidas e devem ser respondidas para que possa lidar com esta fase da sua vida com mais paz e tranquilidade. Lembre-se: não está sozinha e tem sempre sistemas de apoio disponíveis para a ampararem.

Vamos partilhar consigo 6 dicas que consideramos úteis para a ajudar.

Dica 1: Mantenha-se atenta a sintomas de desconforto no pós-parto

Quanto tempo dura o pós-parto?

O pós-parto tem a duração de 45 a 60 dias, mas pode ser mais prolongado, consoante o tempo de amamentação e outros fatores. É normal sentir desconforto nos primeiros tempos após o nascimento do seu bebé. Vamos esclarecer algumas dúvidas que pode ter neste momento.

É normal o sangramento pós-parto parar e depois voltar? Sim. Por vezes o sangramento estanca durante uns dias e regressa mais tarde. Lembre-se que é um processo de cicatrização e que o seu corpo passou por uma experiência invasiva e que vai levar algum tempo a recuperar na sua totalidade. Seja gentil consigo mesma e tente ser paciente durante este tempo.

Podem surgir desafios na amamentação também. Quer esteja a sentir dor, dificuldade em que o seu bebé pegue corretamente na mama, ou falta de leite materno, não fique alarmada pois muitas mães enfrentam as mesmas situações. Marque uma consulta com o médico que a está a acompanhar para que, juntos, possam encontrar as soluções mais indicadas para o seu caso.

Problemas no pós-parto são comuns, mas geralmente têm resolução! Um passo de cada vez e vai tudo correr bem.

Dica 2: Faça uma alimentação saudável

O que significa na prática fazer uma alimentação saudável? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma alimentação saudável não é sinónimo de restrição, mas sim de equilíbrio e qualidade nos alimentos que escolhe ingerir. No entanto, existem alguns cuidados específicos a ter no pós-parto, principalmente no caso de estar a amamentar.

O que comer no pós-parto? 

Deixamos uma lista de bons grupos alimentares que deve ingerir com regularidade:

  • Vegetais frescos;
  • Fruta;
  • Proteínas magras;
  • Gorduras saudáveis.

O que evitar comer no pós-parto?

  • Alimentos com alto teor de gordura;
  • Fast-food;
  • Enchidos;
  • Bebidas alcóolicas.

Lembre-se que aquilo que comer vai passar para o seu bebé durante a amamentação, pelo que é importante ter estas precauções durante algum tempo. Caso não esteja a amamentar, tem mais liberdade para fazer as refeições do seu dia como preferir, encontrando um equilíbrio que a satisfaça e que deixe o seu corpo confortável.

como eliminar gases pos parto

 

Dica 3: Permita-se descansar

Como nova mamã, é normal que queira estar presente e dedicar a sua total atenção ao seu bebé. No entanto, se não descansar, não vai conseguir dar o melhor de si. O bebé quer que a mãe esteja bem. Por isso, recorra ao seu sistema de apoio e permita que outras pessoas cuidem do seu bebé durante alguns intervalos de tempo, para que possa descansar e recuperar as suas forças. Por vezes fazer uma sesta durante uma hora, tomar um banho quente ou ir à rua apanhar um pouco de ar podem fazer a diferença no seu estado de espírito e motivação para as tarefas que a aguardam ao longo do dia.

Dica 4: Mantenha-se hidratada

Tal como a alimentação, a hidratação é igualmente importante. Vá bebendo água ao longo do dia, chá ou outros líquidos naturais que lhe deem força. Recorde-se de que durante o parto perdeu uma quantidade elevada de líquidos e eletrólitos e precisa de recuperar.

A falta de hidratação pode ainda afetar negativamente a produção de leite materno. Por isso, mantenha-se hidratada não só por si, mas também pelo seu bebé!
 

Dica 5: Aceite o seu corpo

Pode ser um choque olhar para o seu corpo nas primeiras vezes após a gravidez. Muito provavelmente a sua barriga no pós-parto está inchada, com algumas marcas e pode ter ganho algum peso durante os meses que passaram. Tudo isto é completamente normal, não se julgue. Em vez disso, aceite o novo corpo que tem neste momento. Este foi o corpo que deu vida ao seu bebé. É o corpo que a mantém viva todos os dias, que trabalha continuamente para a proteger, e que nutre o seu filho. Sente necessidade de emagrecer? Está tudo bem. Pode dar início a esse processo. Mas faça-o através de um lugar de empatia e seja paciente consigo mesma.

Como pode emagrecer no pós-parto? 

Uma preocupação de muitas recém-mamãs é perder a barriga do pós-parto, quer tenha tido uma cesariana ou parto vaginal. Os conselhos que temos para si são: Para além de manter uma alimentação saudável, vá fazendo exercício físico aos poucos. Comece devagar, e peça orientação a um profissional especializado para que saiba quais os exercícios que pode fazer. Os resultados podem demorar algum tempo a surgir, e está tudo bem. Um passo de cada vez, vai conseguir alcançar os seus objetivos.
 

Dica 6: Confie no seu instinto, está a fazer o seu melhor!

Como ser uma boa mãe? 

Esta é a questão que paira nas cabeças de muitas mulheres que acabaram de ter um bebé. Seria incrível que a maternidade viesse com um guião para que pudéssemos seguir tudo à risca, não cometer erros e garantir que tudo corre na perfeição. Mas não é assim que funciona. A verdade é que a maternidade vai-se aprendendo. Os erros são inevitáveis, as dúvidas e incertezas surgem sempre e não existe uma fórmula para colocar em prática. E não faz mal! É suposto que esta jornada seja sua. Confie no seu instinto e saiba que está a dar o seu melhor, e que o seu melhor já é suficiente.