Hoje em dia, é muito difícil seguir uma linha reta em direção à melhor educação do seu filho.
Existem teorias que aplicam um pouco mais ou um pouco menos de disciplina, mas estas teorias são tantas que ninguém tem a certeza de como a educação deve ser feita. Afinal, não existe nenhum livro que explique, passo a passo, todas as questões que podem ocorrer em 18 anos (ou mais) e, mesmo que exista, pode não ser o mais adequado para o seu filho.

Cada pessoa tem uma personalidade diferente e o seu filho também a terá. A melhor opção é ir com calma e falar sempre com quem esteja mais perto (seja o pai, a avó ou qualquer outra pessoa que conviva diariamente com o seu bebé).

Tudo começa pelo acordo

É natural que os pais nem sempre possam concordar nos métodos de educação que utilizam, mas a chave para o entendimento é conversar. Decidam mutuamente as linhas base que ambos desejam tomar e partam daí sempre que surgir alguma questão mais difícil.

Os primeiros passos na educação do seu filho

O exemplo é a resposta mais acertada

Mesmo antes de conseguir dizer ao seu bebé o que deve ou não fazer, mostre. As crianças, principalmente os bebés, aprendem por experimentação e imitação. Se der o exemplo diariamente, a aprendizagem do seu filho será mais natural.

Valores que persistem

Cada pessoa tem valores específicos e estes têm prioridades diferentes no dia-a-dia de cada um. Apesar de não poder escolher quais são os valores que o seu filho irá seguir, pode dar-lhe a conhecer todos os que considera importantes. Utilize a regra do exemplo: diga “obrigado” e "por favor” e mostre ao seu bebé que pratica os valores que quer transmitir.

Testemunhos e sabedoria

Algo muito importante nesta aventura da educação é a procura da sabedoria de quem já conhece esta realidade. Fale com o pediatra, com a sua família e com as pessoas que considera terem este conhecimento. Ficará surpreendida com a quantidade de conselhos que pode obter! Mas tente não se informar demais, pois pode tornar-se confuso.

A magia da calma e da paciência

No meio de tantas dúvidas e medos, não desespere. Permaneça calma e paciente porque as respostas acabarão por surgir aos poucos. No final, pense assim: não existe uma mãe no mundo que nunca tenha tido algum medo ou dúvida sobre a melhor forma de educar o seu filho.

Com dexpantenol. Para prevenção e tratamento do eritema da fralda e gretas do mamilo, pele seca, áspera ou gretada e cicatrização de lesões e irritações da pele. Contra-indicado no caso de sensibilidade a qualquer componente. Medicamento não sujeito a receita médica. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico. L.PT.MKT.DC.12.2016.0113