É sempre um assunto polémico e mais comum do que se pensa, mas a verdade é que a chegada de um bebé pode provocar ciúmes ao pai. A boa notícia é que é temporário e, segundo os especialistas, há soluções para o evitar ou resolver depressa. Hoje, deixamos-lhe algumas dicas sobre como fazê-lo.

O nascimento de uma criança implica sempre mudanças, inclusivamente no próprio relacionamento entre os pais. Sobretudo nas primeiras semanas, as energias estão todas concentradas em cuidar do bebé. Em comum, mãe e pai têm novas tarefas, responsabilidades e menos tempo para si, enquanto casal. Com todas essas transformações, o pai pode, por vezes, sentir-se negligenciado perante o bebé.

O que tem de acontecer? Adaptação à relação a três, entre mãe, pai e bebé.

Sem Ciumes do Bebe


Boa comunicação e diálogo

Segundo os especialistas, é essencial trabalhar a comunicação no casal, não só depois do nascimento, como antes. Tal como alertam, é preciso falar sobre a relação entre o casal, as suas expetativas, as transformações - quer emocionais, quer financeiras. Ambos têm de estar preparados para a chegada de um novo elemento à família e é importante antecipar situações, de forma a preveni-las. Para tudo isso, a comunicação e o diálogo são fundamentais.

Estar ao lado e não do outro lado

Porque o bebé é do casal, a mãe deve incluir desde início o pai em tudo o que rodeia a gravidez e este deve estar presente em todas as situações. Caso contrário, pode daí surgir, por parte do pai, algum sentimento de exclusão e a sensação de não ser tão importante.

Divisão de papéis

Numa relação, pai e mãe desempenham papéis diferentes, mas nem por isso inadequados ou menos relevantes, apenas diferentes. Neste aspeto, o envolvimento entre pai e filho/a deve ser sempre incentivado.

Tempo de casal

Os terapeutas defendem ainda a importância do casal manter algumas das rotinas estabelecidas antes da chegada do bebé, mesmo que, para isso, seja necessário chamar reforços junto da família ou dos amigos. Uma ida até ao cinema, um jantar no restaurante favorito ou a habitual caminhada pela praia, não deverá ficar esquecida pelo casal.

Mais comunicação, divisão de papéis e tempo para o casal podem traduzir-se de forma muito positiva num relacionamento que, de dois, passa a ser a três, reduzindo o espaço para o ciúme.

Com dexpantenol. Para prevenção e tratamento do eritema da fralda e gretas do mamilo, pele seca, áspera ou gretada e cicatrização de lesões e irritações da pele. Contra-indicado no caso de sensibilidade a qualquer componente. Medicamento não sujeito a receita médica. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico. L.PT.MKT.DC.12.2016.0113