Após a gravidez, há marcas físicas que ficam no corpo que podem, de alguma forma, baixar a sua autoestima. As varizes fazem parte destas marcas.
É por isso fundamental que no décimo mês adquira alguns hábitos que permitam minimizar e até eliminar as mesmas.

O que são varizes?

Resumidamente, as varizes são veias inflamadas que podem ser vistas através da pele e que são comuns nas mulheres mesmo após o parto.
O seu aparecimento pode também vir acompanhado de formigueiro, sensação de pernas pesadas, inchaço e consequente desconforto.

Como minimizar as varizes?

Dê corda aos sapatos

Se costuma ficar parada por longos períodos, é fundamental fazer pelo menos uma pequena caminhada, diariamente, para ajudar o sangue a circular muito melhor pelo seu corpo. Se tiver oportunidade, a prática de exercícios na água, são também muito benéficos para si, nesta fase.

Cuide da sua alimentação

Acabou de ser mãe e toda a sua atenção está virada para o seu bebé? Atenção, não se esqueça de cuidar de si! O peso elevado é um dos fatores determinantes para que as veias inflamem e a circulação do sangue fique interrompida. Tenha, por isso, uma alimentação equilibrada e beba muita água para evitar o agravamento das varizes.

Deixe no passado os cigarros

No primeiro mês de vida do bebé, é normal que queira voltar a alguns hábitos que deixou para trás quando estava grávida, mas fumar não pode ser um deles.
Apesar de já não estar grávida, o tabaco afeta diretamente a sua circulação. Deixe, se possível, de fumar.

Seja amiga da água fria

Seja num banho com água quente, ao sol ou em saunas, deverá evitar expor as suas varizes a uma temperatura elevada. O calor promove a dilatação das veias e favorece o aparecimento de ainda mais varizes. Opte por tomar um duche com água fria para aliviar a tensão e a pressão que sente nas suas pernas.
Se não conseguir tomar duche de água fria, tome de água morna e no fim deixe correr água fria nas zonas das varizes.

Diga adeus ao sal

Tente reduzir ou eliminar a quantidade de sal que normalmente usa para cozinhar.
O sal em excesso provoca a retenção de líquidos no corpo, o que aumenta o inchaço e o mau estar.

Lembre-se destas dicas e siga-as no seu décimo mês. Esta é uma fase em que voltará a tomar total controle do seu corpo e por isso, será bom para si se começar por criar uma rotina de hábitos benéficos.

Com dexpantenol. Para prevenção e tratamento do eritema da fralda e gretas do mamilo, pele seca, áspera ou gretada e cicatrização de lesões e irritações da pele. Contra-indicado no caso de sensibilidade a qualquer componente. Medicamento não sujeito a receita médica. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico. L.PT.MKT.DC.12.2016.0113