O que pode fazer pelo seu cabelo depois da gravidez?
Durante a gravidez, o cabelo beneficia do cocktail hormonal caraterístico deste período. Com o aumento de estrogénio e de progesterona, os fios capilares tornam-se visivelmente mais saudáveis, sem que para isso tenha que mudar de champô ou alterar as rotinas de cuidados capilares. No entanto, no momento da expulsão da placenta, os níveis destas hormonas diminuem repentinamente e as mudanças começam. A queda do cabelo, por exemplo, é um dos sinais mais notórios. Passados 60 dias do nascimento do bebé, e ao longo dos 6 meses seguintes, é notória a perda de vitalidade do cabelo, que pode parecer danificado. Apesar de coincidir com o momento da amamentação, lembre-se que se trata apenas de uma questão hormonal.

Cuidados do cabelo no pós-parto
A fase pós-parto é muito exigente para o corpo da mulher. Tenha uma alimentação rica em vitaminas e minerais. O cabelo também irá beneficiar, porque a principal fonte de nutrição é obtida diretamente através da corrente sanguínea. Dê preferência à fruta, vegetais e cereais. Pode tomar um suplemento vitamínico para ajudar neste período de maior carência.

Reforce os cuidados com o cabelo, nomeadamente através da utilização de champôs e condicionadores específicos para a queda de cabelo e, se possível, de PH neutro. Semanalmente, utilize ampolas revitalizantes ou outros suplementos nutricionais (máscaras, por exemplo). Tenha em atenção que alguns produtos não são aconselhados durante o período de amamentação, se esse for o caso.

Modere o uso de fontes de calor, como secador, alisadores... Não faça tratamentos agressivos, como alisamentos químicos.

Se for adepta de receitas caseiras, experimente uma máscara feita por si com abacate (rico em vitaminas do complexo B), mel e azeite extra virgem, com acidez máxima de 0.1% a 0.5%. Faça uma pasta com estes três ingredientes e deixe atuar durante 30 a 40 minutos.

Com dexpantenol. Para prevenção e tratamento do eritema da fralda e gretas do mamilo, pele seca, áspera ou gretada e cicatrização de lesões e irritações da pele. Contra-indicado no caso de sensibilidade a qualquer componente. Medicamento não sujeito a receita médica. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico. L.PT.MKT.DC.12.2016.0113